Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorSchimidt, Salete Chagaspt_BR
dc.date.accessioned2012-01-19T01:20:39Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36671pt_BR
dc.description.abstractA infância é a fase em que o ser humano apresenta as maiores e mais significativas evoluções de seu desenvolvimento, interagindo em diferentes espaços, construindo conhecimentos e formando hábitos para toda vida. A escola infantil, neste contexto, deve perceber sua responsabilidade como espaço socializador e de apoio a estas construções. O presente estudo busca investigar as contribuições da Literatura Infantil no processo de desenvolvimento da criança, tentando compreender a importância de ler e ouvir histórias para crianças, tanto no que tange à construção do conhecimento, quanto sua influência social, cultural e afetiva. Para realização desta pesquisa, foi dada ênfase à utilização dos livros infantis como trabalho pedagógico realizado em sala de aula e o processo de mediação do docente a partir da sistematização dos trabalhos. A pesquisa foi efetuada através do método qualitativo descritivo de observação em sala de aula de Educação Infantil, numa turma de jardim. A partir da observação da turma, dos registros feitos no diário de classe e através das pesquisas aos aportes teóricos, constatou-se que as utilizações dos livros infantis, oferecem grande contribuição ao desenvolvimento infantil, por serem fonte de prazer e ludicidade, oportunizando liberdade de expressão, reflexão e possibilidade de ação criativa, promovendo a socialização e o estreitamento de laços afetivos entre os pares, condição essencial na construção da consciência moral da criança. Além disso, auxiliam no trabalho pedagógico do educador quando planejados com atenção especial ao ambiente, as necessidades dos ouvintes, com respeito ao texto e ao contexto infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectTécnicas didáticaspt_BR
dc.subjectTeatro infantilpt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleUm estudo de caso sobre as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818137pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples