O centro de interesses visto como uma das estratégias válidas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : “...isso eu sei profe!”
Fecha
2010Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia, realizado em 2010/1, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sapiranga/RS. O objetivo deste estudo é identificar a importância do professor trabalhar com seu aluno, os assuntos de interesse dele, principalmente o aluno com necessidades especiais, valorizando suas vivências, suas experiências, sua realidade levando em consi ...
O presente trabalho origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia, realizado em 2010/1, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Sapiranga/RS. O objetivo deste estudo é identificar a importância do professor trabalhar com seu aluno, os assuntos de interesse dele, principalmente o aluno com necessidades especiais, valorizando suas vivências, suas experiências, sua realidade levando em consideração o contexto de vida, como se apresentaram na realidade escolar, naquele momento, como os alunos se beneficiaram, ou não e, principalmente, que modificações senti na minha prática pedagógica. Vejo a organização curricular por Centro de Interesses, um método pedagógico que consiste em centrar os temas de estudo de acordo com os interesses dos alunos, como um diferencial importante no processo de inclusão, porque constrói uma outra lógica educativa, centrada na capacidade individual de aprendizagem, amplia possibilidades de construção do conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa do aluno, considerando suas características singulares quanto ao desenvolvimento, interesse e experiências vivenciadas. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar. Visa possibilitar a formação de alunos reflexivos, participativos e atuantes em um mundo cada vez mais globalizado. Neste trabalho eu saliento a importância do planejamento do professor deve ser flexível, pois cada turma tem características próprias, diferentes níveis de entendimento sobre certos assuntos e alunos com capacidades e dificuldades diversas. Sendo assim, o professor deve estar apto a formular um planejamento de acordo com a realidade de cada turma, não esquecendo dos momentos de brincadeiras e jogos, pois a criança não apenas de diverte, ela recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com o mesmo. Brincando, a criança aprende e ensina. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License