O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola
dc.contributor.advisor | Porto, Leonardo Sartori | pt_BR |
dc.contributor.author | Dutra, Tânia Maria Cavalheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-18T01:20:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36517 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central o papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Investiga dentro da história da educação a origem e competências do professor, suas primeiras atribuições e avanços no transcorrer da história. Busca relacionar, através do estudo da história da educação, o comportamento e postura de alguns de nossos educadores, fatores que podem dificultar a conquista de mudanças significativas na educação e fundamentalmente o quanto a postura do educador em sala de aula, sua relação com o educando pode influenciar no processo de construção do conhecimento. Esse trabalho fundamenta-se em Freire, Gadotti, Libâneo, Piaget, Zagury, entre outros autores que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados no transcorrer do estágio realizado para a conclusão do curso de Graduação de Pedagogia-Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade Portão, com uma turma do terceiro ano. A partir dos dados coletados e da análise dos teórica dos mesmos, concluí que mais que qualquer outra pessoa envolvida no processo de aprendizagem, e independente de nossa vontade, o professor exerce papel fundamental no processo de construção do conhecimento na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Função | pt_BR |
dc.title | O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000818175 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)