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dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorMarquez, Sandrapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-18T01:20:42Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36507pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura refletir sobre a metodologia, currículo, público e postura dos docentes da Educação de Jovens e Adultos/EJA. Esta reflexão foi realizada por meio de uma busca da história da EJA no Brasil e suas perspectivas futuras. Assim, é possível relacionar a realização do estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourdes Fontoura da Silva na cidade de Sapucaia do Sul com as etapas iniciais no primeiro semestre deste ano de 2010. Percebi, ao longo do estágio, a necessidade que se faz presente de se rever e reelaborar o currículo e a metodologia da EJA, a fim de buscar uma melhor formação e informação para os alunos e com isto maior interesse e participação dos mesmos nas atividades curriculares destas etapas. Durante a realização do estágio, percebi que o universo da EJA está muito estanque. Observam-se professores realizando atividades iguais às realizadas com o currículo regular, ou seja, por muitos momentos as aulas são infantilizadas. A educação é de maneira bancária e contrária a tudo que aprendemos e construímos durante a formação acadêmica, uma educação inclusiva e democrática. Inicio o trabalho relatando um pouco da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, buscando o seu contexto histórico, cultural e social. Apresento as diversas modalidades de ensino que se fizeram presentes e a evolução destas ao longo do tempo. É feita uma análise do currículo da EJA, pois o que me foi apresentado pela instituição para desenvolver com os alunos, me pareceu fragmentado e sem vínculo com a realidade dos mesmos. A metodologia apresentada pela escola entra em conflito com os estudos desenvolvidos, visto que na educação atual estamos priorizando a aprendizagem por projetos. O perfil do professor da EJA entra em discussão, visto que o aluno desta modalidade de ensino é bem diferente do ensino regular e com isto se faz necessário um professor com um perfil diferente: dinâmico, atualizado, inovador, construtor, desafiador, questionador, respeitando a diversidade que se faz presente. Para finalizar, destaco quais são as tendências para a EJA com relação a currículo e metodologia, tendências que não serão uma afirmação, mas propostas para a Educação de Jovens e Adultos, já que este não é um campo fechado. Está sempre em constante reflexão, reelaboração e construção.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleCurrículo e metodologia da EJA : uma questão em reconstruçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818141pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Leopoldo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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