Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Quélen Daiani Zanoelopt_BR
dc.date.accessioned2012-01-18T01:20:40Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36506pt_BR
dc.description.abstractA infância é uma etapa da vida na qual estão muito presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O foco deste trabalho é o estudo da relação entre a ludicidade e a socialização de crianças de cinco anos de idade, em turma de Educação Infantil, ingressantes no mundo escolar. Nesta temática são analisadas evidências coletadas durante o estágio da graduação em Pedagogia, realizado com uma turma de Educação Infantil, em uma escola pública de ensino fundamental da periferia de São Leopoldo. Também são estudados alguns pontos de vista de pais dos alunos e de alunos deste ano e de anos anteriores, através de questionários e falas espontâneas. Além das evidências, o trabalho é embasado em teorias de alguns autores, entre eles: Tânia Ramos Fortuna, Janet Moyles, Jean Piaget e Yves de La Taille. O estudo da ludicidade baseou-se na análise de brincadeiras espontâneas e dirigidas e brinquedos de faz de conta, buscando entender de que forma estas atividades levam à socialização e a compreensão de regras morais e sociais, no ambiente escolar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar qual é o papel da escola no processo de socialização infantil, principalmente através da ludicidade, e de que forma a atuação dos professores durante as brincadeiras pode interferir e colaborar neste processo. Através desta pesquisa chegou-se a conclusão de que a ludicidade vivenciada na escola, na etapa da Educação Infantil, colabora com aprendizagens sociais e morais, facilitando também o processo de socialização infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleSocializar brincando : uma experiência prática na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818134pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples