Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Claudionir Borges dapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:29:44Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3638pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais com o intuito de estabelecer uma relação de mútuo reforço entre o ensino de Geografia e a utilização da leitura e escrita da língua portuguesa a partir da inclusão de alunos surdos em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. Na primeira parte da dissertação foi analisado o histórico das propostas pedagógicas para educação de surdos e os conflitos gerados pela disputa de saber e poder. A segunda parte, apresenta a abordagem do espaço na perspectiva geográfica e pedagógica em busca de elementos que propiciem partir da potencialidade visual dos surdos e a espacialidade da língua de sinais como instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. A terceira parte, resgata a reflexão sobre a educação de surdos e análise das atividades didáticas desenvolvidas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDeficiente da audiçãopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem de sinaispt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.titleCenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000390803pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples