Educação de jovens e adultos : (de)form(ação)?
dc.contributor.advisor | Machado, Carmen Lúcia Bezerra | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Márcia Mesquita da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-17T01:19:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36362 | pt_BR |
dc.description.abstract | Fruto de minhas inquietações com o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), este trabalho – acerca do docente no ambiente escolar e da articulação dos conteúdos, objetivos, metodologias e recursos utilizados – tem como objetivo analisar e refletir sobre a formação de professores de EJA, e seu modo de interação com discentes. A teoria de FREIRE sustenta a pesquisa com três turmas de alfabetização de jovens e adultos, Totalidade 1, de escolas da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre. Observações das atividades, falas e posturas dos presentes nas salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com Docentes, coleta de registros e materiais utilizados em aula, transcrição das entrevistas e digitalização, no estudo exploratório faz um ir e vir entre os conceitos, a história da EJA e as implicações dos Docentes nos discentes. Ressalta a valia dos conhecimentos da formação inicial. Nem todos os profissionais egressos da academia irão, na prática, fazer trabalhos que condizem com a realidade dos discentes da modalidade, promovendo aulas criticas e dialógicas, mas elas são inéditos viáveis e existem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos : (de)form(ação)? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000817597 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)