Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRangel, Annamaria Pífferopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marla Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-17T01:19:33Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36361pt_BR
dc.description.abstractEste estudo surge das dúvidas suscitadas pela minha atuação como professora alfabetizadora em uma escola Estadual localizada na periferia do município de Porto Alegre. Durante este percurso questionei-me se havia algum fator específico que pudesse contribuir para o entendimento do que diferencia as crianças que avançam no processo de alfabetização daquelas que, mesmo inseridas em contexto semelhante, apresentam maiores dificuldades. A tecitura teórico-metodológica está apoiada nos fundamentos desenvolvimentistas e de aprendizagem de Jean Piaget e nos estudos psicogenéticos da escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. A produção dos dados foi realizada com alunos de duas turmas de 1° ano do ensino fundamental através da aplicação de duas testagens, uma delas buscando a hipótese da criança sobre a escrita e a outra para verificar o nível do desenvolvimento cognitivo no teste piagetiano de conservação de substância. A partir da análise dos dados foi possível verificar que não havia correlação direta entre o desenvolvimento cognitivo das crianças nesse teste e seu desempenho no processo de aquisição da linguagem escrita, apenas se reafirmam as relações entre desenvolvimento cognitivo e faixa etária como evidenciado nos estudos de Piaget.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleDesenvolvimento cognitivo e alfabetização : buscando relaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817604pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples