Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil
dc.contributor.advisor | Marques, Tânia Beatriz Iwaszko | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Aline Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-13T01:20:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/36317 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da minha experiência como professora durante o estágio curricular, surgiu o interesse em problematizar e discutir alguns dos dilemas docentes que enfrentei ao assumir o comando de uma turma de jardim A, com dezoito alunos, em uma escola pública de Porto Alegre. É intenção deste trabalho, assim, convidar os alunos do curso de pedagogia a repensar o papel do educador infantil, bem como fomentar o debate teórico acerca das questões que envolvem o trabalho dessa categoria profissional. Contudo, é importante frisar que o intuito desta pesquisa não foi procurar soluções absolutas, mas alternativas para enfrentar conflitos que aparecem no cotidiano do professor. A metodologia utilizada neste trabalho se deu a partir de registros meus elaborados na condição de estagiária. Esse conjunto de dados envolveu diários de aula e caminhadas de grupo. O estudo discutiu, assim, algumas problemáticas em relação à educação infantil, tais como: os limites da atuação do professor, o engessamento das rotinas escolares, a construção de limites. Problematizou, ainda, o preconceito social em torno do brincar, assim como a importância de se vislumbrar um ensino de artes qualificado. Propôs-se também a desmistificar a tarefa diária de planejar e, por fim, procurou discutir se este território de educação deve ser campo de alfabetização ou não. Após uma longa revisão teórica foi possível constatar que o campo do ensino infantil tem grande potencial para fortalecer o seu papel dentro da educação de nossas crianças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Mergulhando num mar de angústias e incertezas : reflexões sobre a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000817517 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
