Prática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiares
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A prática acadêmica de enfermagem favorece ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades para lidar com a realidade da sua futura profissão. Assim, os hospitais universitários servem de campo de ensino prático para o aluno e são centros de referencia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, ao mesmo tempo em que o usuário busca o melhor atendimento nestas instituições, pode haver possível temor ao serem assistidos por pessoas ainda em processo de formação. Por isso, este estudo o ...
A prática acadêmica de enfermagem favorece ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades para lidar com a realidade da sua futura profissão. Assim, os hospitais universitários servem de campo de ensino prático para o aluno e são centros de referencia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, ao mesmo tempo em que o usuário busca o melhor atendimento nestas instituições, pode haver possível temor ao serem assistidos por pessoas ainda em processo de formação. Por isso, este estudo objetiva conhecer as percepções que familiares de crianças internadas têm sobre a prática acadêmica de enfermagem desenvolvida nas unidades pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS (HCPA). Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo qualitativo com caráter descritivo-exploratório com entrevistas semi-estruturadas a 10 familiares de crianças internadas no 10° andar, ala Sul e 10° andar, ala Norte do HCPA. Para garantir total anonimato dos participantes e assegurar que os dados obtidos foram utilizados apenas para fins acadêmicos, as entrevistas somente foram gravadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Minayo (2008). A partir da análise das entrevistas emergiram duas categorias. A categoria “Percepções sobre um hospital universitário” - Muitos usuários não entendem o conceito de hospital universitário e percebem que num hospital escola existe uma diversidade de alunos, de professores e de funcionários e por isso, muitas vezes, eles não identificam o profissional que lhes presta o cuidado. A categoria: “A presença do acadêmico de enfermagem” foi dividida em duas subcategorias: “Identificando o acadêmico de enfermagem” - Verifica-se, que muitos estudantes de enfermagem não se identificam antes de prestar um atendimento e isso contribui para o desconhecimento e falta de informação por parte dos pacientes/familiares. Entende-se que essa falta de apresentação por parte dos discentes, pode estar relacionada a um período de ansiedade vivenciada pelo aluno no momento de prestar o cuidado ao paciente. E a subcategoria: “Sentimentos frente ao acadêmico de enfermagem” - Os familiares percebem a importância das atividades práticas para os acadêmicos de enfermagem, reconhecem a importância do ensino nos hospitais universitários e sentem-se satisfeitos com o cuidado prestado por um aluno de enfermagem. Este é um estudo que trouxe reflexões acerca das práticas acadêmicas de enfermagem desenvolvidas no HCPA e suas implicações na qualidade ao atendimento prestado à criança internada e sua família. Constatou-se que as instituições de ensino de enfermagem devam atentar para o comportamento do aluno, orientando-o da importância do cuidado à família e da identificação frente a esta. Evidenciou-se a importância de que logo na admissão, o paciente e sua família sejam orientados quanto ao significado de hospital universitário e quem são os profissionais e estudantes que poderão prestar o cuidado durante o tratamento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
-
TCC Enfermagem (1140)
Este item está licenciado na Creative Commons License