Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Nair Regina Ritterpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Tatiane de Alencastropt_BR
dc.date.accessioned2012-01-03T01:18:44Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35944pt_BR
dc.description.abstractA prática acadêmica de enfermagem favorece ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades para lidar com a realidade da sua futura profissão. Assim, os hospitais universitários servem de campo de ensino prático para o aluno e são centros de referencia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, ao mesmo tempo em que o usuário busca o melhor atendimento nestas instituições, pode haver possível temor ao serem assistidos por pessoas ainda em processo de formação. Por isso, este estudo objetiva conhecer as percepções que familiares de crianças internadas têm sobre a prática acadêmica de enfermagem desenvolvida nas unidades pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS (HCPA). Para alcançar tal objetivo, foi realizado um estudo qualitativo com caráter descritivo-exploratório com entrevistas semi-estruturadas a 10 familiares de crianças internadas no 10° andar, ala Sul e 10° andar, ala Norte do HCPA. Para garantir total anonimato dos participantes e assegurar que os dados obtidos foram utilizados apenas para fins acadêmicos, as entrevistas somente foram gravadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Minayo (2008). A partir da análise das entrevistas emergiram duas categorias. A categoria “Percepções sobre um hospital universitário” - Muitos usuários não entendem o conceito de hospital universitário e percebem que num hospital escola existe uma diversidade de alunos, de professores e de funcionários e por isso, muitas vezes, eles não identificam o profissional que lhes presta o cuidado. A categoria: “A presença do acadêmico de enfermagem” foi dividida em duas subcategorias: “Identificando o acadêmico de enfermagem” - Verifica-se, que muitos estudantes de enfermagem não se identificam antes de prestar um atendimento e isso contribui para o desconhecimento e falta de informação por parte dos pacientes/familiares. Entende-se que essa falta de apresentação por parte dos discentes, pode estar relacionada a um período de ansiedade vivenciada pelo aluno no momento de prestar o cuidado ao paciente. E a subcategoria: “Sentimentos frente ao acadêmico de enfermagem” - Os familiares percebem a importância das atividades práticas para os acadêmicos de enfermagem, reconhecem a importância do ensino nos hospitais universitários e sentem-se satisfeitos com o cuidado prestado por um aluno de enfermagem. Este é um estudo que trouxe reflexões acerca das práticas acadêmicas de enfermagem desenvolvidas no HCPA e suas implicações na qualidade ao atendimento prestado à criança internada e sua família. Constatou-se que as instituições de ensino de enfermagem devam atentar para o comportamento do aluno, orientando-o da importância do cuidado à família e da identificação frente a esta. Evidenciou-se a importância de que logo na admissão, o paciente e sua família sejam orientados quanto ao significado de hospital universitário e quem são os profissionais e estudantes que poderão prestar o cuidado durante o tratamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.titlePrática acadêmica de enfermagem na pediatria de um hospital universitário : percepções dos familiarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000816690pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples