“os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)”
dc.contributor.advisor | Gandin, Luis Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Ávila, Andréia Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-22T01:19:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35824 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta alguns dos efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos, resultantes de observações e constatações sobre a prática de estágio em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, do curso de Pedagogia - Educação a Distância (UFRGS). O escopo do texto evidencia alguns tipos de alterações na prática de construção de conhecimento entre educador (a) e educandos (as) quando da utilização das ferramentas tecnológicas existentes no laboratório de informática da escola – instrumentos já conectados à rede de internet. O embasamento teórico expresso define conceitos de ciberespaço e a partir disso fica demonstrado, através da análise de falas de alunos e professores, no todo do trabalho, os impactos ocorridos com a mudança de atitude de professor(a) e alunos(as) após o estabelecimento do contato com os ambientes virtuais da web. O estágio realizado teve como ferramenta mediadora da construção de conhecimentos a arquitetura pedagógicas de um Blog, no qual alunos postavam imagens e produziam textos. O estágio foi realizado no Instituto Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Carmo entre os meses de abril a junho do ano de 2010. No trabalho fica demonstrado que o planejamento do professor tem que ser flexível às sugestões de mudanças de enfoques didáticos advindas da curiosidade dos alunos, geradas com utilização do laboratório de informática. O texto evidencia que a produção das aulas no ambiente do laboratório de informática da escola, além de dinamizar e redefinir o papel dos alunos no processo de construção de conhecimento resgata, com maior naturalidade e ludicidade, a função da efetivação das relações de colaboração e comunicabilidade como fatores fundamentais no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, o que gera uma maior autonomia e assunção mais protagônica do educando nas ações de sua própria formação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | “os efeitos da utilização do laboratório de informática na rotina escolar e aprendizado dos alunos(as)” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000794985 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Alvorada, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1371)