Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorNeto, Elisabete Souzapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35813pt_BR
dc.description.abstractA leitura é um processo de compreensão abrangente que envolve aspectos sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais, econômicos e políticos. Para que a criança adquira os símbolos gráficos, ela precisa ter uma perfeita integridade sensorial e também a capacidade de integrar experiências não verbais, isto é, diferenciar um símbolo do outro, atribuir-lhe significado e retê-lo. Ao adquirir a linguagem auditiva, a criança vai diferenciar, por exemplo, o símbolo „casa‟ de outros símbolos que ouve e vai associar essa unidade auditiva ao objeto, assim torna-se capaz de recordá-lo ao falar com outras pessoas no futuro. Quando a criança não consegue reter e integrar na sua experiência o que ouve e vê, pode-se esperar que ela venha a manifestar dificuldades na leitura. As dificuldades de aprendizagem estão presentes no discurso de diversos professores alfabetizadores quando alguma criança não avança na aprendizagem da leitura e da escrita. Apesar disso os aportes teóricos existentes sobre o que elas são, pertencem a áreas tais como Psicologia, Psicopedagogia e mesmo Medicina, tomando essas dificuldades de maneira restrita a esses campos, quando nos falta uma fundamentação que as trate segundo uma perspectiva pedagógica, conforme constatamos em nossa pesquisa. A partir dos estudos de Vygotsky (1997) acreditamos que as dificuldades de aprendizagem podem ser ressignificadas teoricamente, quando consideramos que a elas se dão na interação entre alunos e professores em situações objetivas de ensino aprendizagem planejadas sistematicamente pelo professor (o outro mais experiente). Dessa forma, também as dificuldades são frutos dessas interações. Por outro lado, a compreensão do que é alfabetização também afeta como se entende as dificuldades de aprendizagem nesse processo. Nesse sentido, nos baseamos, principalmente, na psicogênese da língua escrita (1985) que explica como a criança aprende a ler/escrever.pt_BR
dc.description.abstractReading is a process that involves comprehensive understanding of sensory aspects, emotional, intellectual, physiological, neurological, as well as cultural, economic and political. For the child acquires the graphic symbols, it must have a perfect sensory integrity and also the ability to integrate non-verbal experiences, ie, a symbol to differentiate from each other, give it meaning and retain it. At the hearing acquire language, children will distinguish, for example, the symbol "home" for other symbols that hears and will associate this audio unit to the object thus becomes able to remember it when talking with others in the future. When the child can not retain and incorporate in your experience what you see and hear, you can expect that it will have difficulties in reading. Learning difficulties are present in the speech of many literacy teachers when a child is not progressing in reading and writing. Nevertheless the existing theoretical contributions on what they are, belong to areas such as Psychology, Educational Psychology and Medicine even taking these difficulties in a way restricted to these fields, when we lack a rationale that the second case an educational perspective, as found in our research. From the studies of Vygotsky (1997) believe that learning disabilities can be resignified theoretically, when you consider that they occur in the interaction between students and teachers in objective situations of teaching and learning systematically planned by the teacher (the other more experienced). Thus, also the difficulties are the result of these interactions. On the other hand, the understanding of what literacy also affects how we understand the difficulties of learning this process. Accordingly, we rely primarily on written language psychogenesis (1985) that explains how the child learns to read / write.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning disabilitiesen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject"Student problem"en
dc.titleExistem estratégias para “alunos problemas” na escrita e na leitura?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815442pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples