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dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Elisandrapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-22T01:19:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35812pt_BR
dc.description.abstractA diversidade cultural presente no espaço escolar, além de ser motivo para aprendizagens, interfere negativa e positivamente nas relações. Considerando a presença de situações de preconceito envolvendo alunos afrodescendentes e baixaestima destes em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental no município de Canoas, o presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar diferentes estratégias de aplicação da Lei 10639/03, visando a diminuição do preconceito e melhorando a autoestima dos alunos afrodescendentes. Analisando o desenvolvimento dessas estratégias, percebe-se que é possível haver uma mudança de atitude dos alunos no sentido de diminuir as tensões que se estabelecem na sala de aula por conta de abrigar sujeitos de diferentes etnias, e elevar a autoestima dos alunos afrodescendentes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLei 10.639, de 9 de janeiro de 2003pt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleAplicando a lei 10.639/03 numa turma do quinto no do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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