Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Alexandra Stellpt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:49Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35744pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do processo coletivo e cooperativo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Através de um olhar pesquisador, durante o estágio curricular de nove semanas com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, no município de Alvorada, RS, buscou-se entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel na construção moral e intelectual do indivíduo. Para suporte teórico, foram estudados autores como Jean Piaget, Vygotsky, Jussara Hoffmann e Paulo Freire. Os dados coletados foram baseados em registros diários das aulas, analisando a organização e conduta de uma turma, com alunos em idade entre dez e quinze anos, durante as propostas de trabalho em grupo. Foi possível perceber que, mesmo perante as dificuldades encontradas, os alunos evoluíram muito trabalhando cooperativamente. Mudaram condutas negativas de comportamento, avançaram na construção do conhecimento e colaboraram para a superação de dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho coletivopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples