Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPorto, Leonardo Sartoript_BR
dc.contributor.authorDutra, Luciane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:46Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35739pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre o uso das tecnologias nos espaços sociais e escolares, para isso utilizando-se de uma pesquisa qualitativa com alunos, pais e professores, inseridos na comunidade escolar, coletando dados referentes ao uso das tecnologias pelos sujeitos inseridos na realidade da Escola Municipal Zaira Hauschild, no município de São Leopoldo, onde atuo como professora do Laboratório de Informática, bem como realizei meu estágio curricular. A referida pesquisa busca informações sobre o uso das tecnologias no cotidiano dos pesquisados, quantos têm acesso a elas em suas casas, qual o uso que fazem da mesma em suas casas e no espaço educativo no qual estão inseridos, enquanto professores e alunos, além das próprias expectativas de cada sujeito em relação ao seu uso na escola; a tecnologia servindo como ferramenta de inserção social, permitindo aos sujeitos novas possibilidades de interação com diferentes práticas sociais, eventos de letramento em ambientes virtuais na escola e fora dela, constituições estas de uma nova sociedade permeada pelas inovações tecnológicas. A necessidade desta reflexão sobre o uso das tecnologias se relacionou as práticas realizadas no meu Estágio Curricular no primeiro semestre de 2010, quando utilizei algumas ferramentas de aprendizagem, como criação e publicação no Blog Colaborativo dos Quartos Anos, a construção de pesquisas com a coleta de dados na internet sobre São Leopoldo e sobre o Senegal, país trabalhado com os alunos, a partir das curiosidades que surgiram após uma contação de histórias, construindo uma apresentação no Power Point, com imagens e textos sobre o referido país, mostrando aspectos da cultura, do povo, localização do mesmo, entre outros. Apresentam-se neste trabalho o uso das tecnologias no espaço escolar, buscando a organização de um currículo que integre a informática, a internet aos temas curriculares, como ferramentas auxiliares no processo de reflexão e construção do conhecimento, como estratégias de aprendizagem. Para isso professores, alunos, pais e escola, precisam estar atentos aos novos papéis de cada um nessa nova sociedade permeada pelo tecnológico, onde o professor usa a tecnologia como suporte para o seu trabalho de mediador no processo de construção do conhecimento dos alunos, explorando as potencialidades e possibilidades destes recursos, simulando, praticando e vivenciando situações de aprendizagem mais significativas com seus alunos no espaço escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleA informática na sociedade : uma visão do uso dos computadores nos espaços sociais e educativospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815889pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples