Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorBorne, Magali Reginapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:45Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35738pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que se deve dar à formação de crianças leitoras e produtoras de textos proficientes. Para que o estudo se constitua de maneira a contribuir com a qualificação da prática pedagógica e das relações com o conhecimento no período de pós-alfabetização, buscaram-se aportes teóricos em Josette Jolibert, Cyntia Girotto e Délia Lerner que dão a devida importância à formação de leitores e produtores de textos com autonomia e críticos. Partindo da Pedagogia de Projetos, o trabalho com gêneros textuais promove variadas possibilidades de leitura e escrita por parte dos alunos que são desafiados a interpretar o mundo a partir de diversos olhares, considerando sempre como ele se apresenta no cotidiano de cada sujeito. Além disso, este estudo visa a demonstrar que a leitura e a escrita precisam ser desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa para que não se tornem uma simples repetição de sons e símbolos sem valor real. Associado a tais elementos, se trabalhou com um Projeto de Aprendizagens, porque ele oportuniza uma avaliação ampla e a utilização de tecnologias e de questionamentos que podem resultar em aprendizagens significativas. Dentre os processos avaliativos desenvolvidos, a criação de Arquiteturas Pedagógicas se constituiu em um meio prático e abrangente de acompanhar os processos constituídos pelos alunos. Com este processo de trabalho envolvendo projetos e gêneros textuais, preservamos o prazer e o encantamento de fazer nossas crianças leitoras e escritoras com coerência e dentro de suas realidades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.titlePedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815884pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples