Mostrar el registro sencillo del ítem
Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais
dc.contributor.advisor | Fiss, Dóris Maria Luzzardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Borne, Magali Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35738 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que se deve dar à formação de crianças leitoras e produtoras de textos proficientes. Para que o estudo se constitua de maneira a contribuir com a qualificação da prática pedagógica e das relações com o conhecimento no período de pós-alfabetização, buscaram-se aportes teóricos em Josette Jolibert, Cyntia Girotto e Délia Lerner que dão a devida importância à formação de leitores e produtores de textos com autonomia e críticos. Partindo da Pedagogia de Projetos, o trabalho com gêneros textuais promove variadas possibilidades de leitura e escrita por parte dos alunos que são desafiados a interpretar o mundo a partir de diversos olhares, considerando sempre como ele se apresenta no cotidiano de cada sujeito. Além disso, este estudo visa a demonstrar que a leitura e a escrita precisam ser desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa para que não se tornem uma simples repetição de sons e símbolos sem valor real. Associado a tais elementos, se trabalhou com um Projeto de Aprendizagens, porque ele oportuniza uma avaliação ampla e a utilização de tecnologias e de questionamentos que podem resultar em aprendizagens significativas. Dentre os processos avaliativos desenvolvidos, a criação de Arquiteturas Pedagógicas se constituiu em um meio prático e abrangente de acompanhar os processos constituídos pelos alunos. Com este processo de trabalho envolvendo projetos e gêneros textuais, preservamos o prazer e o encantamento de fazer nossas crianças leitoras e escritoras com coerência e dentro de suas realidades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.title | Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000815884 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Pedagogía (1396)