Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorMoraes, Rosária Lanziottipt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:43Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35733pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresento um relato da experiência de trabalhar com PA (Projetos de Aprendizagem), realizada no curso de Pedagogia a Distância da UFRGS (PEAD), na Interdisciplina Seminário Integrador e no período do Estágio. E como este processo desencadeou uma proposta de mudança no PPP da escola. O trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica na escola pode ser repensada a partir do uso do PA na sala de aula. Durante o curso fomos desafiadas a utilizar diferentes ferramentas voltadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. No estágio foi possível utilizar estes ambientes para construção de textos de forma cooperativa/colaborativa através dos recursos de busca e interação da web 2.0. As reflexões e transformações a partir desta prática iniciadas na elaboração do Plano do Estágio oportunizaram um espaço para trocas entre o grupo de professores que certamente irá possibilitar no futuro algumas mudanças na prática pedagógica de toda a escola. A pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso de método qualitativo. A importância deste debate é que a escola está caminhando para configurar o PPP como um espaço de planejamento constante, assim como articular a teoria e a práxis na elaboração desta proposta que será efetivamente vivenciada na sala de aula. A importância do papel do professor (a), o planejamento das aulas, a observação criteriosa e investigativa e a percepção deste aluno (a) como um ser social e histórico devem ser uma prática constante na escola. Atualmente percebo que apesar de todos concordarem com a importância das reuniões pedagógicas para o fortalecimento da prática docente, muitos ainda resistem ou se omitem desta construção.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA prática escolar interpelada pelo projeto de aprendizagem : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000795237pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples