A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita
dc.contributor.advisor | Magdalena, Beatriz Corso | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Marlene Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35731 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado a partir de uma atividade prática – estágio curricular - para a conclusão do curso de graduação em Pedagogia – Modalidade à distância (EAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado com uma turma de 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, entre os meses de abril a junho de 2010. Buscou-se utilizar um recurso tecnológico, o blog, para aprimoração da escrita e leitura, visto que neste ano de alfabetização os alunos ainda estão em processo de construção das mesmas, logo ao comentarem sobre os livros lidos, através de postagens, buscou-se um cuidado por parte dos alunos na elaboração das mesmas. Conforme os autores pesquisados, como Marcuschi, Moresco e Behar, Vygotsky uma das características do blog é a sua interação portanto, procurou-se este recurso com o intuito de estudar e verificar a construção e aprimoramento da escrita, visto que a aprendizagem se faz com a interação com o meio, característica esta essencial para a construção de blogs, e a medida em que os alunos realizavam a leitura, escrevendo seus comentários, criou-se uma rede de interação entre a turma. A utilização do blog nas séries iniciais foi bem aceito pelos alunos os quais demonstraram motivação e interação da realização das postagens, proporcionando um crescimento no desenvolvimento da escrita. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.title | A utilização da tecnologia na potencialização da leitura e escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000795211 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Alvorada, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License