Portas fechadas e frestas vislumbradas : quando as tecnologias promovem uma nova visibilidade
dc.contributor.advisor | Comerlato, Denise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Guterres, Maria Beatriz Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35727 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo traz como principal referência a proposta de um trabalho com Arquiteturas Pedagógicas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com alunos portadores de necessidades educativas especiais (PNEE), em uma escola estadual de Porto Alegre. Apresenta o relato e análise das experiências desenvolvidas envolvendo a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação enfocando ferramentas da Web2 (blog da turma e vídeos realizados pelos alunos). Indica como objetivos principais o desenvolvimento, através das propostas feitas à turma, de competências envolvendo Investigação, Cooperação, Argumentação Oral e Leitura e Escrita. Como referenciais teóricos que sustentaram esta reflexão elencam-se, especialmente, Paulo Freire e Denise Comerlato na Educação de Jovens e Adultos, Beatriz Magdalena, Íris Tempel Costa e Rosane Aragon Nevado na Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Nas questões relacionadas à Inclusão, destaca a Declaração de Salamanca e Raízes Históricas da Educação Inclusiva, por Enicéia Mendes. De forma inovadora, traz os relatos, reflexões e análises em dois focos distintos: 1) nas vivências profissionais e pessoais desta acadêmica, a partir de seu ingresso na Faculdade de Pedagogia EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e 2) no período de estágio curricular, realizado com uma turma de EJA. Os dois focos se entrelaçam ao longo da narrativa do trabalho e indicam que mudanças são necessárias para que os alunos consigam vivenciar um processo de aprendizagem que rompa com padrões já estabelecidos através de uma metodologia tradicional e conteudista. Salientam a necessidade de formação continuada do professor para que o mesmo participe ativamente do processo de mudança e, também, evidenciam o quanto as propostas de trabalho com Arquiteturas Pedagógicas possibilitam que os alunos demonstrem maior interesse, confiança e prazer em seu processo de construção do conhecimento. Como indicativo para futuras reflexões reforça a necessidade de análises mais detalhadas no campo da Educação Especial e Políticas de Inclusão em espaços educativos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Deficiente | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.title | Portas fechadas e frestas vislumbradas : quando as tecnologias promovem uma nova visibilidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000795201 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Alvorada, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1371)