Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35709pt_BR
dc.description.abstractO mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras em sala de aula. É uma forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto do corpo docente quanto dele com o discente. O presente trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: “de que maneira as estratégias de ensino diferenciadas, as quais utilizei no estágio, modificaram meu fazer pedagógico e potencializaram a aprendizagem dos alunos?” Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico na concepção construtivista, onde o conhecimento é baseado nas trocas e interações do sujeito com o meio, citando Freire, Fagundes, Melchior, Gourques, Magdalena, Costa, entre outros. Através deste estudo é possível perceber como o uso da tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como debates em sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras, produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina fotográfica e outras, desenvolveram nos alunos de uma escola municipal de Alvorada do 4º ano o lado investigativo, a autonomia, senso crítico, respeito e criatividade. Mostra também como as atividades já citadas contribuíram para os educandos construírem seu conhecimento, levando em conta uma aprendizagem colaborativa e cooperativa. Enfatiza a importância do papel do professor como mediador e facilitador do saber, oferecendo meios para que o aluno busque respostas para seus questionamentos. Com a utilização de estratégias diferenciadas no contexto escolar, o professor utiliza a avaliação processual levando em conta todo o processo de construção do conhecimento do aluno. A realização deste trabalho permitiu observar que a utilização de estratégias diferenciadas na prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um fazer pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os através das trocas e interações em sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titlePráticas diferenciadas em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples