Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Iris Elisabeth Tempelpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Jaqueline Abrantespt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35705pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho de conclusão de curso é relatar e analisar a prática desenvolvida ao longo do estágio curricular obrigatório, no ambiente informatizado (AI) de uma escola municipal de ensino fundamental. Apresento uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as estratégias experimentadas para motivar os alunos e colegas de trabalho a desenvolverem um novo olhar sobre este ambiente. Na prática realizada houve uma busca de possibilidades e estratégias criativas diante das dificuldades encontradas. Nesta trajetória utilizamos ferramentas da Internet e recursos variados do computador para promover a alfabetização digital dos alunos de todas as turmas, do turno da manhã. Os alunos se apropriaram dos recursos à medida que desenvolviam um projeto ligado à construção de suas identidades, interagindo com os meios tecnológicos e, ao mesmo tempo, com o meio social e familiar, em busca de informações sobre suas ancestralidades. Buscamos assim ajudá-los a se perceberem como parte da história e continuadores dela. A cada momento em que se percebeu falta de motivação ou a estagnação dos trabalhos foram propostos novos desafios, através de planos e estratégias emergenciais, buscando-se flexibilizar e adequar o planejamento previamente feito, às situações que se apresentavam. A realidade sobre a inclusão digital nos espaços escolares e o uso das mídias nos planejamentos dos professores também trouxeram preocupações, forçando-me a procurar respostas e caminhos para favorecer as mudanças necessárias na prática pedagógica, que ocorrem ainda de forma lenta e gradual. A parte técnica e a organização do ambiente informatizado é bem estruturada, porém ainda necessita ser melhor compreendido o tipo de trabalho e as competências que ali podem ser desenvolvidas. A gestão democrática demonstra ser um forte aliado para as mudanças no fazer pedagógico promovendo a formação e reflexão sobre a prática em busca de ações cooperativas, facilitando o comprometimento de todos na formação dos educandos. Embora encontrando discrepâncias entre a estrutura educacional planejada e a realidade percebida, durante a realização da minha prática, colhi informações que podem ajudar a aprimorar os trabalhos desenvolvidos no AI e buscar novos patamares. Visto que o uso das tecnologias da informação e comunicação vem ganhando maior relevância dentro do cenário social e também educacional, acredito ser possível e imprescindível um trabalho que envolva toda a comunidade escolar, dentro de uma percepção total da realidade, na busca de formações que abram possibilidades de um aprendizado criativo utilizando as diversas mídias e tecnologias existentes ,envolvendo a teoria e a prática para aprendizagens mais significativas, que ajudem os alunos a desenvolver e reconstruir novas potencialidades. Somente as mídias não trazem solução para os problemas existentes na educação, mas é uma aliada muito forte no processo pedagógico do professor e no aprendizado do aluno devendo de alguma forma estar presente e disponível para todos. Este trabalho foi embasado teoricamente em Freire e Valente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titlePlanejamento e gerenciamento de atividades, que envolvem o uso das mídias e tecnologias, em espaços escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.identifier.nrb000795072pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples