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dc.contributor.advisorCosta, Iris Elisabeth Tempelpt_BR
dc.contributor.authorMolina, Ivanapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:30Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35703pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade analisar os desafios e implicações que a avaliação dialógica pode desencadear numa sala de aula da escola pública da periferia do município de Alvorada do Estado do Rio Grande do Sul. Tem por objetivo, portanto, verificar seus efeitos no cotidiano dessa sala de aula, e trás como referencial teórico os dialógicos da educação: Paulo Freire, Henry A. Giroux, Vitor Paro, Pedro Demo, José Eustáquio Romão, Cipriano Carlos Luckesi e Jussara Hoffmann. Essa análise se fez através do acompanhamento do desempenho dos alunos e das alunas expressos em “planilhas de acompanhamento” durante as construções realizadas no período do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia à Distância – PEAD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, esse trabalho se efetivou através da escrita colaborativa em rede – elemento constitutivo de uma Arquitetura Pedagógica, utilizando um Pbworks para a construção da escrita dos grupos, pois essa ferramenta proporciona a feitura de uma escrita compartilhada e participativa, referenciada nos estudos propostos por Rosane Aragon de Nevado, Crediné Silva de Menezes e Marie Jane Soares de Carvalho. Ao chegar ao final de cada etapa, as crianças foram incentivadas a analisar o seu desempenho naquela atividade e registrar os resultados utilizando cores que representaram a “medida” relativa ao seu desempenho e dos seus colegas de grupo numa planilha de acompanhamento, fazendo desse momento da avaliação um espaço democrático através do diálogo entre os sujeitos envolvidos em todo o processo. Porém mais do que “medir” os desempenhos íamos analisando as possibilidades e o que ainda faltava para avançar, posto que as planilhas de avaliação dos grupos ficavam expostas no quadro mural da sala de aula e todos queriam chegar e/ou manter a cor lilás que era a cor que representava a excelência. Essa prática trouxe resultados que nunca antes eu havia obtido.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleOs desafios da avaliação dialógica no cotidiano da sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.identifier.nrb000795063pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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