Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Ilsa Berenice dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:30Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35701pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleEnsinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000795051pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples