Turno integral na escola de ensino fundamental agrícola : é inovação?
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Paulo Peixoto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Camila Lima Thomaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-12-20T01:19:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/35691 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como mote a Educação de tempo integral e a preservação ambiental, analisando uma escola de ensino fundamental de característica agrícola no estado do RGS e propõe uma reflexão da validade desta proposta à luz da legislação educacional vigente, bem como as possibilidades de desenvolver e ampliar propostas e políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da Educação. Para isso, faz-se necessário além da reflexão sobre a Educação de tempo integral, a revisão da legislação educacional, o resgate histórico do ensino agrícola, bem como a história da Escola de Ensino Fundamental Canadá, para buscar caminhos alternativos a fim de entender e compreender o papel da gestão neste processo de estabelecimento de uma proposta educacional vinculada ao ensino agrícola. O presente trabalho pretende, ainda, apresentar um estudo de caso da Escola Canadá, fundada em 1957, uma Escola Pública de Ensino Fundamental que preserva a peculiaridade de sua localização, oferecendo uma proposta vinculada ao meio ambiente tendo em sua estrutura curricular o ensino agrícola. A Escola Canadá, a partir do ano de 2009, passou a oferecer aos alunos das séries iniciais o turno integral, onde alunos que antes frequentavam a Escola somente pela manhã ou pela tarde, passaram a frequentá-la o dia inteiro. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.title | Turno integral na escola de ensino fundamental agrícola : é inovação? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000794995 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Alvorada, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1360)