Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Eduardo Ribaspt_BR
dc.contributor.authorCherubini Neto, Reinaldopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:29:10Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3535pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado investigou o processo de criação do conhecimento organizacional em uma relação Universidade-Empresa. Para isto, foi estudado o caso do desenvolvimento de um novo produto por uma empresa de informática em parceria com uma universidade. Para apresentar como ocorreu o processo de criação do conhecimento organizacional no caso estudado, foram verificadas a natureza e a forma de implementação das condições que capacitam as fases da criação do conhecimento organizacional, e a forma de ocorrência destas fases. Na pesquisa de campo deste estudo utilizou-se um instrumental especialmente criado para a investigação da criação do conhecimento organizacional em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Ao atingir os seus objetivos, este estudo de caso apresenta como pode ser criado um ambiente favorável à relação universidade-empresa quando esta relação tem como finalidade a P&D de um novo produto.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigated the creation process of the organizational knowledge in a University-Enterprise Relationship. In order to investigate the process, a Development Project for a new product executed by a partnership between a company and a university, was studied. A case study was investigated to present how the creation process of the organization knowledge occurred, as well as the nature and the implementation way of the conditions, that enabled the phases of the organizational knowledge creation, and the way these phases occurred. An instrumental, especially created for the investigation of the creation of the organizational knowledge in R&D projects, was used in this field research. When achieving its objectives, this case study presents how a favorable enterprise-university relationship environment can be achieved when this relationship aims a R&D of a new product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectOrganizational Knowledge Creationen
dc.subjectPesquisa e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectKnowledge Managementen
dc.subjectResearch and Developmenten
dc.subjectConhecimento organizacionalpt_BR
dc.titleA criação do conhecimento na relação universidade-empresa : estudo do caso de desenvolvimento de um software de configuração para um equipamento de redept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000389487pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples