Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorZamo, Renata de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-01T01:20:00Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35039pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo a comparação entre o desempenho de crianças com e sem dificuldades de leitura no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF. O desempenho nas funções neuropsicológicas dos dois grupos, com dificuldades de leitura (n= 19) e leitoras competentes (n= 65), foi comparado através de ANCOVA, controlando-se idade, desempenhos no Raven e escala Conners. O grupo com dificuldades de leitura apresentou desempenhos significativamente inferiores em orientação, memória de trabalho (componentes fonológico e executivo central), linguagem oral (consciência fonológica) e escrita, habilidades aritméticas, habilidades viso-perceptivas e funções executivas (p< 0,05). Os achados corroboram a hipótese de déficit de processamento fonológico, sendo que este grupo apresenta, ainda, desempenho rebaixado em habilidades aritméticas e viso-construtivas e em funções executivas (tarefas de go/no go e de fluência verbal ortográfica).pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was to compare the performance of children with and without reading disabilities in the Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN -INF. Performance on neuropsychological functions of the two groups with reading disabilities (n = 19) and skill readers (n = 65) was compared using ANCOVA, controlling for age, performance on the Raven’s Colored Progressive Matrices and Conners Scale. The clinical group had significantly lower performances in orientation, working memory (phonological loop and central executive components), oral language (phonological awareness) and literacy, arithmetic skills, visual-perceptual skills and executive functions (p <0.05). The findings support the hypothesis of phonological processing deficit, although the group with reading disabilities had low performance also in other skills as arithmetic and viso-constructive ability and executive function (go/no-go and verbal fluency tasks). The study suggests evidence of criterion validity of NEUPSILIN - INF.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReading disabilityen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectDistúrbios da leiturapt_BR
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectHabilidades para a leiturapt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectEstudantes de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTestes neuropsicológicospt_BR
dc.titleAvaliação neuropsicológica de crianças com dificuldades de leitura através do instrumento de avaliação neuropsicológica breve Infantil Neupsilin-Infpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000794260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples