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dc.contributor.advisorCaravantes, Geraldo Ronchettipt_BR
dc.contributor.authorJohann, Sílvio Luizpt_BR
dc.date.accessioned2011-11-25T01:17:59Zpt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34824pt_BR
dc.description.abstractO propósito desta dissertação é examinar as idéias de Ricardo Semier, tendo como foco de estudo seu livro Virando a própria mesa, publicado originalmente em 1988. Semier é um empresário brasileiro que preconiza um novo modelo organizacional que ainda é relativamente pouco estudado em nosso país, ao mesmo tempo em que produz e defende uma administração de vanguarda e um comportamento empresarial que ultrapassam fronteiras nacionais. Inicialmente, detemo-nos na análise conceituai da teoria administrativa que, advinda de outro contexto histórico-cultural, tem, conjecturamos, sua adoção parcialmente prejudicada, nas organizações locais, devido às características culturais da sociedade brasileira. Em seqüência, analisamos o referencial teórico do modelo organizacional denominado de gestão participativa, que em alguns aspectos tende a incorporar e refletir os elementos culturais presentes no cenário nacional. São abordadas, então, as idéias e proposições específicas de Semier sobre flexibilidade organizacional, gestão de recursos humanos, decisões estratégicas e mudança organizacional. Avaliamos criticamente, igualmente, os aspectos de transmissão de ideologia, poder e marketing pessoal, fatores geralmente negligenciados nas análises organizacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe basic aim of this dissertation is to review Ricardo Semler's ideas by focusing his book Virando a própria mesa (Maverick! lhe success story hehind the world's most unusual workplace), originally published in Brasil in 1988. Semler is a Brazilian entrepreneur who recommends a new organizational model which has not been studied as deserved in our country, while proposing and defending an innovatory management and an entrepeneural behavior that reach beyond national boundaries. Initially, we make a conceptual analysis of the Business Administration Theory which, for having come from a different historic and cultural context, we presume, has had its adoption by local organizations partially impaired. Afterwards, we analyse the theoretic references of the organizational model called participative management which in some aspects tends to incorporate and reflect the cultural elements present in the national scenario. Then, Semler's specific ideas and propostions about organizational flexibility and changes, human resources management, strategic decisions are approached. In the same way, we critically evaluate aspects of ideology transmission, power and personal marketing, which are factors generally neglected in organizational analyses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração participativapt_BR
dc.subjectParticipative managementen
dc.subjectEntrepeneural behavioren
dc.subjectEstudos organizacionaispt_BR
dc.subjectOrganizational culture and changeen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministrative theoryen
dc.subjectOrganizational ideologyen
dc.subjectHuman resources managementen
dc.subjectPersonal marketingen
dc.subjectPoweren
dc.subjectSemleren
dc.subjectBrazilen
dc.titleO que há por detrás da escrivaninha de Mr. Semler? : análise e fundamentação teórica das idéias e proposições expressas no livro Virando a Própria Mesa, de Ricardo Frank Semlerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000122716pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1995pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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