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dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Maria da Conceição Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2011-11-18T01:19:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34600pt_BR
dc.description.abstractA pessoa vítima de assédio moral sofre com problemas de saúde e não consegue apresentar resultados eficazes e satisfatórios no trabalho, pois além de sofrer discriminação e ser marginalizado no seu ambiente de trabalho, pelo chefe e colegas, tem o seu lado emocional e psicológico afetado, não conseguindo manter sua capacidade, seu potencial e seu desempenho laboral, ficando desatenta e menos eficiente. Partindo dessa premissa, o presente buscou avaliar a atuação das organizações sindicais em situações de assédio moral no serviço público e identificar de que forma a negociação coletiva pode contribuir para minimizar a utilização de mecanismos exacerbados de poder pelos gestores públicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa a partir de entrevistas com os diretores do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Pará (ANDES/ADUFPA), Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (SINDTUFPA), Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado do Pará (SINTSEP/PA), Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Previdência, Saúde, Trabalho e Assistência Social no Pará (SINTPREVS/PA). Os principais resultados demonstram que o nível de conhecimento dos sindicatos vinculados a instituições públicas, em relação aos problemas de assédio moral sofridos pelos servidores é ainda muito pequeno, podendo ser considerado frágil para uma discussão e argumentação, necessitando de mais debates, orientações e informações para que possam buscar uma atuação de combate ao assédio moral junto às mesas de negociação coletiva.pt_BR
dc.description.abstractThe victims of bullying suffer from health problems and is unable to deliver effective and satisfactory work, as well as being marginalized and suffer discrimination in the workplace, the boss and colleagues, has its emotional and psychological side affected, failing to maintain their ability, their potential and their performance at work, getting distracted and less efficient. From this premise, this sought to evaluate the role of trade unions in situations of bullying in public service and identify how collective bargaining can contribute to minimizing the use of mechanisms of power exacerbated by public managers. For this, a search was conducted through interviews with the directors of the Association of Teachers of the Federal University of Pará (ANDES / ADUFPA) Workers Union of Federal Institutions of Higher Education in the State of Pará (SINDTUFPA), Union of Workers in Federal Public Service of the State of Pará (Sintsep / PA), Federal Union of Public Employees Welfare, Health, Labor and Welfare in Pará (SINTPREVS / PA). The main results show that the level of knowledge of the trade unions linked to public institutions in relation to issues of harassment suffered by the servers is still very small and could be considered weak for a discussion and argument, requiring further discussion, guidance and information for they can get a gig to combat bullying at the bargaining tables.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHarassmenten
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectAssédio moralpt_BR
dc.subjectCollective bargaining tablesen
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPublic managersen
dc.subjectLabor relationsen
dc.titleA negociação coletiva como espaço para discussão de assédio moral no serviço públicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783113pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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