A noção de competência no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano : concepções e práticas de negociação
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este paper apresenta os resultados iniciais de um estudo de caso sobre a percepção da noção de competência e sua relação com o desenvolvimento das práticas de negociação no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. A pesquisa teve como objeto conhecer qual a percepção dos servidores lotados na Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional sobre noção de competência, estabelecendo-se uma conexão entre: o reconhecimento das competências indi ...
Este paper apresenta os resultados iniciais de um estudo de caso sobre a percepção da noção de competência e sua relação com o desenvolvimento das práticas de negociação no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. A pesquisa teve como objeto conhecer qual a percepção dos servidores lotados na Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional sobre noção de competência, estabelecendo-se uma conexão entre: o reconhecimento das competências individuais dos servidores e o desenvolvimento das práticas constitutivas das competências negociais sob a ótica da administração público. Para tanto, o investigação foi realizada sob abordagem qualitativa, onde foram entrevistados dez servidores sendo todos da área de recursos humanos e desenvolvimento de pessoas. Os dados obtidos foram analisados por meio do método de análise interpretativa de conteúdo. Deste modo, o estudo visa contribuir apresentando informações relevantes à Diretoria de Gestão de Pessoas, na implementação de estratégias e ações no sentido de destacar a importância da percepção e do desenvolvimento das competências individuais dos servidores com vistas ao incremento das práticas constitutivas das competências negociais no Instituto. Como resultado, pode-se observar que existe uma diferença de enfoque entre os antigos e os novos servidores lotados na área de gestão e desenvolvimento de pessoas. Conclui-se neste trabalho que o incentivo à percepção das competências individuais essenciais no serviço público compreende um importante elemento para implementação das práticas de negociação no Instituto. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License