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dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Agostinho de Limapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-17T01:18:39Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34507pt_BR
dc.description.abstractO processo de discussão trabalhista no serviço público federal tem sido tratado, a cada dia, de forma menos radical. Tal fato se deve, ao aperfeiçoamento dos indivíduos envolvidos, que internalizaram melhor a necessidade de que o diálogo, antes de tudo, é o ponto-chave para qualquer iniciação reivindicatória. O acordo em prol de uma relação equilibrada tem sido favorecido por uma flexibilização governamental, que proporciona espaço para a tentativa de consenso entre as partes. Esse ambiente no Brasil é denominado: Mesa Nacional de Negociação Permanente, e é o palco principal para que haja entre Governo, entidades de classe e sociedade, a concretização de negociações coletivas, contribuindo de fato, para que a eficácia nos resultados do trabalho seja alcançada. Nesse sentido, é conveniente fazer a seguinte pergunta: Como se dá a participação sindical e institucional dos servidores técnico-administrativos da UFG, frente à atuação do SINT-IFESgo no cenário de negociação coletiva? Em busca de resposta, foi necessário o uso de referências bibliográficas e realização de pesquisa de campo, onde houve aplicação de formulários de pesquisa, entrevistas e observação por parte do autor, a fim de medir o nível de participação sindical nos processos de negociação coletiva, como também da participação dos servidores nas ações promovidas pelo sindicato e nos resultados institucionais. Para certificação e análise dos principais pontos, foi utilizado neste trabalho, estudo de caso com pesquisa de campo, na Universidade Federal de Goiás e no Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás, cuja amostra, foi retirada da população total dos servidores técnicoadministrativos da Instituição. Este trabalho, mostra de maneira detalhada como é à atuação do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Instituições Federais de Ensino do Estado de Goiás, devidamente representado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras, em negociações coletivas. A partir desse detalhamento, é apresentado, como se dá à percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás, em relação a essa atuação sindical e de que forma e até que ponto, esses servidores contribuem para uma Universidade Federal de Goiás, mais atuante e participativa, frente às conquistas sindicais, que proporcionaram melhorias significativas, ensejando assim, uma contrapartida ao desenvolvimento institucional, por parte dos servidores que foram beneficiados por essas ações sindicais. Os resultados obtidos revelam o envolvimento desses servidores com os resultados institucionais e o não envolvimento nas ações sindicais promovidas em prol da categoria a qual pertencem, qualificando-os como indivíduos colaboradores para o crescimento de um fenômeno social muito comum em processos que demandam ações coletivas. Denominado: comportamento “carona”.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectServidores publicospt_BR
dc.subjectMovimento sindicalpt_BR
dc.titleAnálise da participação institucional e sindical dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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