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dc.contributor.advisorKlering, Luis Roquept_BR
dc.contributor.authorCosta, Angela Lobopt_BR
dc.date.accessioned2011-11-17T01:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34504pt_BR
dc.description.abstractO presente documento relata o estudo de caso desenvolvido com o objetivo de compreender a percepção que os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm sobre os impactos que o Plano de Carreira (PCCTAE) promoveu em certos aspectos da sua vida funcional. As categorias selecionadas para a análise foram ganhos e perdas percebidos, melhoria das condições de trabalho, valorização profissional, reconhecimento profissional e motivação atribuídos ao Plano. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com 30 (trinta) servidores efetivos e ativos, admitidos até agosto de 2004, ou seja, já integrados à instituição há pelo menos 6 meses antes da implantação do Plano de Carreira. Utilizou-se a análise de conteúdo para organizar os dados, classificando-os nas categorias de análise percepções positivas e percepções negativas. Os resultados demonstram que os servidores entrevistados, em geral, detêm percepções positivas sobre os impactos do Plano de Carreira, embora fortemente vinculadas às melhorias salariais, em relação às categorias ganhos, valorização profissional e motivação para o trabalho. Os servidores atribuíram percepções negativas às condições de trabalho e reconhecimento profissional, indicando que não reconhecem nenhuma influência do Plano para sua melhoria. Os dados também apontam para a influência do Plano em relação à valorização profissional como categoria, indicando uma raiz para o resgate da “moral profissional” citada por Demari (2007), que poderá promover as bases de uma cultura de negociação que permita a institucionalização da negociação coletiva como política de tratamento dos conflitos inerentes às relações de trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectPlano de carreirapt_BR
dc.subjectServidores publicospt_BR
dc.titlePercepção dos servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o plano de carreira instituído pela lei nº 11.091/2005pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782774pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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