Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRuas, Roberto Limapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Marta Buffonpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:28:30Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3433pt_BR
dc.description.abstractAs constantes mudanças no ambiente exigem das empresas uma capacidade de adaptação para a sobrevivência, aliada à necessidade de expandir a capacidade criativa. Desta forma, existe a necessidade de identificar como as organizações aprendem e como é possível oportunizar essa aprendizagem. A presente dissertação tem por objetivo identificar e analisar se e como ocorrem os processos de Aprendizagem Organizacional no âmbito de programas de qualidade premiados pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Os elementos referenciais de Aprendizagem Organizacional (AO) identificados na literatura associados com o atendimento aos critérios exigidos pelo PGQP, permitiram esta análise. Foi realizada uma pesquisa em duas empresas que receberam o Troféu Prata nesse programa. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso múltiplo, envolvendo na coleta de dados entrevistas e os relatórios do PGQP de 1999 até 2002. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte e oito executivos das diversas áreas, coordenadores da qualidade e analistas envolvidos nos principais processos da empresa. O resultado dos levantamentos efetuados e a identificação de ocorrência de Aprendizagem Organizacional envolvem os critérios: liderança, planejamento estratégico, foco no cliente e no mercado, informação e análise, gestão de pessoas, gestão de processos, e resultados da organização. Constatou-se que existem diferentes processos de AO nas empresas que possuem programas de qualidade. Identificou-se que é fator relevante para a ocorrência de que as metodologias aplicadas provoquem o questionamento dos insights e que sejam sistemáticas e entendidas por toda a organização. Na maioria dos temas avaliados nos critérios do PGQP, o processo de aprendizagem pressupõe tempo para que seus resultados sejam identificados. As empresas que incentivam a troca de conhecimento e possuem pessoal qualificado tendem a assumir características de aprendizagem organizacional com maior facilidade. Assim, esse estudo contribui para a busca da eficácia no s processos de mudança das empresas, no caso, os programas de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractConstant changes in the environment require from the companies the ability to adapt in order to be able to survive. Along with this, there is also the need to expand their creative capacity. In this way, there is the need of identifying how the organizations learn and how to make such learning available. This dissertation aims to identify and analyse if and how the processes of organizational learning occur in the sphere of the quality programs awarded by the Quality and Productivity Program of the State of Rio Grande do Sul (PGQP). The reference elements of organizational learning identified in the literature, together with the compliance with the criteria required by the PGQP, have made such analysis possible. A research has been carried out in two companies that were awarded the Silver Trophy in this program. The research featured a multiple case study, including in its data collection interviews and the PGQP reports referring to the period between 1999 and 2002. Semi-structured interviews were conducted with twenty-eight executives in several areas, and with quality coordinators and analysts involved in the most important processes of the company. (Continue Theresults of the survey and the identification of occurrence of organizational learning include the following criteria: leadership, strategic planning, focus on both the customer and the market, information and analysis, personnel management, process management, and results in the organization. It has been verified that there are different organizational learning processes in the companies with quality programs. A key factor for the occurrence of Organizational Learning, as observed, was that the methodology used should motivate the questioning of the insights and should be systematic . In addition to this, its should be understood by all the organization. In most topics evaluated according to the criteria of PGQP, the learning process presupposes time for the results to be identified. The companies that encourage exchange of knowledge and have qualified personnel tend to take on the characteristics of organizational learning more easily. Therefore, this study contributes to the search for efficiency in the processes of change in the companies, which, in this case, are the quality programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectQualidade : Programaspt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.titleO processo de aprendizagem organizacional no âmbito de programas de qualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000338115pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples