Navegação Enfermagem por Assunto "Educação em enfermagem"
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Adaptação transcultural da Escala Clinical Learning Environment, Supervision And Nurse Teacher (Cles+T) para o Brasil
(2023) [Dissertação]Introdução: a avaliação do ambiente de aprendizagem clínica de enfermagem é pouco discutida no Brasil, como por meio de escalas de medida, em comparação com outros países ao redor do mundo. Frente a isso, destaca-se a ... -
Aliança de saberes no processo educativo e do cuidado : implicações para a formação do enfermeiro
(2007) [Dissertação]O processo educativo e do cuidado na Enfermagem compreende as ações e intenções de docentes e discentes, voltadas à formação do enfermeiro e que são desenvolvidas nos diversos cenários do ensinar e do cuidar. Ao encontro ... -
Análise da presença social em um curso online, aberto e massivo sobresegurança do paciente: estudo quase experimental
(2023) [Tese]Introdução: os cursos online, abertos e massivos (MOOC) são considerados formas de compartilhar conhecimento de maneira acessível e com baixo custo. A avaliação desses cursos tem sido um tema bastante debatido nos últimos ... -
Autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de enfermagem : o chat educacional como ferramenta de ensino
(2009) [Dissertação]Trata-se de uma pesquisa documental retrospectiva com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O objetivo foi analisar como se desenvolveu a autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de Enfermagem, ... -
Avaliação e participação de estudantes de enfermagem e enfermeiros em um curso online, aberto e massivo (MOOC)
(2017) [Dissertação]O objetivo desse estudo foi analisar a avaliação de estudantes de graduação em Enfermagem e de enfermeiros sobre o Massive Open Online Course (MOOC) Avaliação de Enfermagem quanto à Presença de Ensino, Social e Cognitiva. ... -
Concepções do enfermeiro docente sobre o cuidado
(2006) [Dissertação]Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivos conhecer a concepção de cuidado dos enfermeiros docentes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Feevale, e como eles referiam a sua prática de ensino. ... -
Construção coletiva do conhecimento em ambiente virtual : aprendizagem da anamnese e do exame físico de enfermagem
(2009) [Tese]A presente tese trata da possibilidade de integração na enfermagem de estratégias de aprendizagem associando o referencial epistemológico construtivistainteracionista, fundamentado em Jean Piaget, às tecnologias da informação ... -
Consulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúde
(2013) [Tese]Estudo qualitativo, do tipo participante, desenvolvido com oito alunos matriculados na disciplina Enfermagem no Cuidado ao Adulo II do currículo do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As ... -
O cuidado em situações de alteração da imagem facial : implicações na formação da enfermeira
(2010) [Tese]A pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de pacientes, acadêmicos de enfermagem e de docentes, quanto ao cuidado a indivíduos com alteração da imagem facial e as implicações de situações impactantes no processo ... -
Do implícito ao explícito : o ensinar/aprender administração em enfermagem no contexto hospitalar
(2015) [Tese]A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial pichoniano de grupo operativo, implicando uma relação dinâmica entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O objetivo geral do estudo consistiu ... -
Educação permanente e aprendizagem significativa no contexto hospitalar : a perspectiva de enfermeiras educadoras
(2011) [Dissertação]Esta pesquisa objetivou conhecer as experiências de aprendizagem significativa de enfermeiras facilitadoras de ações de educação permanente no contexto hospitalar, analisando as implicações dessa aprendizagem na transformação ... -
Educação popular, integralidade e formação em enfermagem no cenário da extensão universitária
(2011) [Dissertação]Atualmente assistimos à ineficiência das escolas formadoras em preparar os estudantes para os desafios do trabalho em saúde. O movimento de mudança na formação dos profissionais de saúde no Brasil e as alterações curriculares ... -
Efetividade de um algoritmo de diurético e manejo não farmacológico em pacientes com insuficiência cardíaca : ensaio clínico randomizado
(2016) [Tese]Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é a principal causa de internação hospitalar nos países sul americanos cuja forma de apresentação e causa de descompensação mais comum é a congestão. Abordagens como o automonitoramento ... -
A enfermeira e a corresponsabilidade pela formação do aluno em estágio curricular
(2012) [Tese]A tese teve como objetivo analisar a participação do enfermeiro no desenvolvimento, acompanhamento e supervisão de alunos de Enfermagem em estágio curricular por meio de uma estratégia de intervenção educativa a distância. ... -
O ensino do processo de enfermagem em uma universidade pública e hospital universitário do sul do Brasil na perspectiva de seus docentes e enfermeiros
(2011) [Dissertação]Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi conhecer o desenvolvimento do ensino do Processo de Enfermagem (PE) em uma Universidade pública e Hospital Universitário do Sul do ... -
A formação de educadores em saúde na graduação em enfermagem : concepções dos graduandos
(2007) [Dissertação]A dissertação analisa a formação de educadores em saúde na graduação em enfermagem segundo as concepções dos graduandos. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, estruturado a partir de uma abordagem qualitativa. Os ... -
Formação em serviço acerca do processo de enfermagem na perspectiva da integração ensino-serviço : o modelo do HCPA
(2016) [Tese]O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento que orienta a prática dos cuidados realizados pelos profissionais de enfermagem que têm, dentre outras, a função de organizar o processo de trabalho, promover um cuidado ... -
Interfaces do trabalho em enfermagem na construção de protocolos assistenciais
(2017) [Tese]Protocolos assistenciais são tecnologias que fazem parte da organização do trabalho da enfermagem e consistem num importante instrumento de gerenciamento em saúde. Na atualidade, valer-se destas tecnologias é prerrogativa ... -
Modelo teórico de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem : análise à luz do modelo de avaliação de Meleis
(2015) [Tese]O processo diagnóstico em enfermagem é uma atividade complexa de competência do enfermeiro, desenvolvida por meio de etapas consecutivas e organizadas que resultam no diagnóstico de enfermagem. Para a sua operacionalização, ... -
A pedagogia da roda como dispositivo de educação permanente em enfermagem e a construção da integralidade do cuidado no contexto hospitalar
(2009) [Dissertação]A pesquisa buscou conhecer o potencial da Educação Permanente (EP) na promoção da integralidade do cuidado no âmbito hospitalar, com base na análise das possibilidades e limites do uso da Pedagogia da Roda, como dispositivo ...