Quando uma aula de teatro é teatro?
Visualizar/abrir
Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das sé ...
Essa pesquisa busca delimitar parâmetros com os quais alguns professores operam na organização do planejamento de uma aula de teatro objetivando pensar sua exequibilidade e funcionalidade. Estuda quais elementos e características da prática teatral estão presentes nesse modo de educação para a arte que tem o teatro como objeto, e, como esse fazer artístico se transporta para a sala de aula e transparece no fazer artístico escolar. Procura levar os professores de teatro, especificadamente das séries finais do ensino fundamental, juntamente com esse pesquisador, a compreender o processo artístico teatral como uma experiência que se faz artística, não somente pelos resultados, mas, também, pela construção do processo. Para tanto, foram realizadas ações diretas de observação e entrevistas com os professores, a fim de averiguar as compreensões dos docentes a respeito do fazer artístico teatral em sala de aula. Percebe-se que é possível haver uma experiência estética e da linguagem, dentro de uma sala de aula, através do trabalho com o teatro, que se assemelhe aquela experimentada na criação teatral feita pelos artistas da referida área. Observase que o fato dos professores participantes dessa pesquisa, serem formados em Artes Cênicas, com uma prática no campo da atuação cênica, os auxilia na sua prática de ensino na Escola. A partir dessa reflexão, percebe-se que o teatro pode ser educador enquanto experiência artística, e, não apenas como um elemento a serviço da educação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License