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dc.contributor.advisorRozek, Marlenept_BR
dc.contributor.authorTotta, Rochelept_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:40Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33302pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca fazer uma reflexão a respeito dos processos de inclusão escolar, traçando um panorama histórico e contextualizando tais medidas no município de Guaíba-RS. A partir das experiências em sala de aula como professora de Língua Portuguesa, tenho percebido que muitos dos alunos com Necessidades Educativas Especiais matriculados nas classes regulares de ensino não estão efetivamente desenvolvendo a sua aprendizagem, o que é um fator constante de inquietude por parte dos professores que, muitas vezes, não sabem como aprendem estas crianças. Partindo da realidade da Rede Municipal de Educação de Guaíba - RS, município que possui uma proposta de Educação Inclusiva, priorizou-se os estudos na área da Linguagem e os seus processos. Motivada pelas inquietações a respeito da efetivação da aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas classes regulares de ensino, a presente pesquisa permite-se buscar explicações teórico-práticas, a partir de estudo de cunho bibliográfico, para a compreensão dos seus processos de (não) aprendizagem. Além disso, busca-se refletir a respeito dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem e, brevemente, a respeito de que tipo de formação os professores possuem para atuar neste cenário. Salienta-se a importância de se estabelecer uma relação entre teorias sócio e psicolinguísticas para a compreensão das dificuldades e dos possíveis caminhos para o processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Ilustrando a teoria, temos referência a entrevistas com profissionais que atuam nos serviços de apoio aos alunos, bem como uma reflexão a respeito da trajetória escolar de uma aluna com NEE inserida no contexto analisado. Certamente, não se tem respostas e soluções prontas, mas, sim, algumas pistas de possíveis caminhos a serem percorridos para que haja ensino e aprendizagem de qualidade para todos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA inclusão e seus (des)caminhos : processos de aprendizagem da leitura e da escrita em uma perspectiva inclusiva na rede municipal de educação de Guaíba-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000725933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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