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dc.contributor.advisorFreitas, Claudia Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorCastro, Crissia Andrea Hoffmann dept_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:37Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33291pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo teórico, acerca da Deficiência Visual e da Inclusão de alunos portadores de cegueira ou visão subnormal nas aulas de Educação Física, é apresentar um retrospecto histórico, bem como os principais conceitos relacionados e os processos de adaptações em tal disciplina para o atendimento dessa população. Nesta monografia, foram apontados como principais aspectos: o corpo dentro de um contexto social e histórico, definido através do termo Corporeidade, e situado na Sociedade Brasileira. A Deficiência Visual, por sua vez, é "portadora" de conceitos, classificações e especificidades. As atividades físicas para DV devem ser adaptadas em seus processos de ensino-aprendizagem e, também, a importância de se exercitar, tanto a falta de visão, como um melhor aproveitamento dos sentidos remanescentes. Outro ponto mencionado é a importância e a necessidade de se trabalhar o corpo dentro da escola, podendo valer-se da disciplina de Educação Física, situada historicamente, que se relaciona com as outras disciplinas e é facilmente adaptável. No tempo e no espaço escolar, o corpo é, em Educação Física, o "objeto" de trabalho, podendo trazer algumas inquietações e possíveis confusões. A intervenção pedagógica faz-se necessária para a inclusão eficaz dessa população nas aulas. Para tanto, é necessário que se tenha uma avaliação dessas PPDV, para, então, pensar no processo de interação na escola regular. Já, no tempo e o espaço não escolar, a temática que envolve o lazer e cultura da criança, remete a questionamentos de tal ordem: qual seria a importância do corpo para a produção de uma "Identidade", ou se os espaços físicos da escola exercem influência no comportamento dos alunos, e ainda ficam "Contradições" que permeiam o espaço e tempo escolar e não escolar. Considerando a relevância dos dados apresentados, seria interessante a realização de uma pesquisa de campo, mapeando as escolas, os alunos, os professores e os processos de aprendizagem e adaptações que se fazem presentes para a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleOs alunos deficientes visuais nas aulas de educação física : há inclusão para esses corpos?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000726062pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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