Como acontece o processo de socialização com crianças autistas
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta monografia tem como objetivo analisar como acontece o processo de socialização de uma criança autista em uma escola de educação infantil da Rede Municipal de Porto Alegre. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa partindo inicialmente de uma revisão bibliográfica em livros da área, sites da internet, revistas ligadas à educação e educação especial. Em uma segunda etapa, foi feito um estudo de caso de um aluno com diagnóstico de autismo. Realizei entrevistas com a direção da escola ...
Esta monografia tem como objetivo analisar como acontece o processo de socialização de uma criança autista em uma escola de educação infantil da Rede Municipal de Porto Alegre. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa partindo inicialmente de uma revisão bibliográfica em livros da área, sites da internet, revistas ligadas à educação e educação especial. Em uma segunda etapa, foi feito um estudo de caso de um aluno com diagnóstico de autismo. Realizei entrevistas com a direção da escola e com duas professoras - a que trabalhou com o menino o ano passado e a que está trabalhando com ele atualmente. O aluno tem seis anos e freqüenta a escola há três anos. Os resultados que obtive com essa pesquisa foram extremamente significativos e positivos, pois na entrevista com a direção da escola, a primeira coisa que foi colocada pelas entrevistadas é que "lugar de criança é na escola". Concluo que pelo menos nessa escola onde realizei minha pesquisa, ocorre a socialização de uma criança autista, pois Gabriel está totalmente incluído. Ele é uma criança que entrou na escola totalmente "alheio ao mundo" e agora já atende a todas as intervenções orais e propostas pedagógicas. Para finalizar, cito mais uma vez que acredito que todo ser humano é capaz de aprender e socializar-se, só depende de nós, educadores, acreditarmos e darmos oportunidade a esses "indivíduos especiais". ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License