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dc.contributor.advisorRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.contributor.authorVargas, Maurício Athaydes dept_BR
dc.date.accessioned2011-10-20T01:19:03Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33185pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário da economia no qual as atividades de serviços estão em constante crescimento e são cada vez mais importantes, o presente trabalho aborda a avaliação dos serviços prestados pelo departamento comercial de uma empresa multinacional que faz uso da assistência técnica pré e pós venda como forma de diferenciação perante a concorrência. Este trabalho objetiva elaborar uma proposta de indicadores de desempenho para auxiliar o gerenciamento dos serviços prestados pelo departamento comercial. Para tanto, o método utilizado baseou-se em uma pesquisa bibliográfica sobre gestão de serviços e indicadores de desempenho, incluindo alguns modelos de avaliação de desempenho, pesquisa documental e uma pesquisa de campo através da análise de dados da empresa coletados por intermédio de entrevistas junto a funcionários do departamento. Elaborou-se uma proposta baseando-se no modelo de Hronec (1994) em conjunto com a ferramenta 5W1H.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleProposta de indicadores de desempenho para o departamento comercial de uma empresa multinacional: um estudo de caso na área de prestação de serviçopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGusberti, Tomoe Daniela Hamanakapt_BR
dc.identifier.nrb000787455pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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