Sistema de indicadores de qualidade para o transporte rodoviário de passageiros

Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho aborda a importância do transporte rodoviário de passageiros, para o Brasil e a necessidade emergente da aplicação de indicadores da qualidade, para gestão e regulação destes serviços. Através de revisão da literatura e da técnica de grupo focado, identificaram-se atributos para compor o sistema. Através da aplicação de um questionário fechado, identificou-se a importância que cada atributo tem, no escopo de um indicador global da qualidade, na visão de três grupos envolvidos no p ...
Este trabalho aborda a importância do transporte rodoviário de passageiros, para o Brasil e a necessidade emergente da aplicação de indicadores da qualidade, para gestão e regulação destes serviços. Através de revisão da literatura e da técnica de grupo focado, identificaram-se atributos para compor o sistema. Através da aplicação de um questionário fechado, identificou-se a importância que cada atributo tem, no escopo de um indicador global da qualidade, na visão de três grupos envolvidos no processo: empresários, usuários e reguladores. Como resultado obteve-se três indicadores distintos, na importância atribuída a cada item de avaliação. Por fim, o artigo propõe a forma de obtenção em campo e as escalas de medição de cada um dos atributos que compõe o sistema de indicadores da qualidade proposto. ...
Abstract
This paper shows the importance of road transport of passengers for Brazil and the necessity of quality indicators for management and regulation of these services. Through literature review and focus group technique was possible to identify the attributes to make a system of indicators of quality. By applying a closed questionnaire was possible to identify the importance that each attribute has in the scope of a global indicator of quality. As results, the paper shows three global indicators of ...
This paper shows the importance of road transport of passengers for Brazil and the necessity of quality indicators for management and regulation of these services. Through literature review and focus group technique was possible to identify the attributes to make a system of indicators of quality. By applying a closed questionnaire was possible to identify the importance that each attribute has in the scope of a global indicator of quality. As results, the paper shows three global indicators of quality, in the opinion of each system operator, regulators, enterprises managers and passengers, and the way to measure each attribute in practice. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5996)
Este item está licenciado na Creative Commons License
