Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
dc.contributor.advisor | Castellá Sarriera, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Stein, Paloma | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-10-11T01:18:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32833 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho forma parte de uma pesquisa maior que investigou o bem-estar adolescente. O recorte feito aqui trata de analisar as relações entre bem-estar pessoal e aspectos da vida escolar em 1229 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos (M=14,5; D.P.= 1,38), residentes em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. O bem-estar pessoal é um componente fundamental da qualidade de vida (QV) que tem sido amplamente estudado em diversos países pela sua relevância social. Alguns estudos apontam para a necessidade de aprofundamento sobre a percepção dos adolescentes sobre seu bem-estar. A escola é um dos locais em que os jovens passam grande parte do seu tempo, assim torna-se importante verificar as relações entre bem-estar pessoal, auto-percepções positivas de adolescentes sobre o seu desempenho como estudante e satisfação destes com a vida escolar. Foi utilizado um questionário com dados biossociodemográficos dos participantes, a escala de PWI, itens relacionados à vida escolar retirados de escalas mais amplas, aqui denominados de satisfação escolar e auto-conceito escolar, e um item único que mede a satisfação global com a experiência de estudante. Análises de regressão linear múltipla verificaram que a satisfação escolar explica 38% do bem-estar pessoal dos adolescentes (R2aj 0,38, p<0,001), enquanto o autoconceito escolar e a satisfação global com a experiência de estudante não mostraram relações com esse aspecto. Conclui-se que a forma como o adolescente avalia sua satisfação com a vida escolar influencia sua visão de bem-estar pessoal. Por outro lado, seu autoconceito escolar e a forma como ele julga que seus professores o percebem como aluno não contribuem para o seu bem-estar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Paradiso, Ângela Carina | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000787272 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicologia Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)