Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Nádia Geisa Silveira dept_BR
dc.contributor.authorMancuso, Líviapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32080pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir a importância das relações entre os conhecimentos dos alunos e aqueles apresentados pelo professor, na tentativa de produzir um conhecimento que seja significativo para as pessoas envolvidas no ato de educar/aprender. Para tal discussão, opera com as noções de sujeito sócio-histórico e de escola como espaço sócio-cultural e de experiências cujas relações podem (re)significar as práticas, os conhecimentos, os comportamentos, enfim, os próprios sujeitos que ali convivem (DAYRELL, 1996; HERNÁNDEZ, 1998; LARROSA, 2002). Nesse sentido, destaca a historicidade do sujeito na produção e aquisição de conhecimentos nas atividades analisadas do Projeto intitulado “Saborear para aprender: múltiplos olhares sobre a questão alimentar”, desenvolvido em uma turma de quarta série no decorrer do Estágio Docente do curso de Pedagogia da UFRGS. A análise do contexto singular da relação com uma turma de alunos, em uma determinada escola, em um momento de planejamento e execução de Projeto, caracteriza-a como um estudo de caso de inspiração etnográfica, o qual é interpretativo, crítico e reflexivo (SARMENTO, 2003). Estes movimentos possibilitam perceber a importância de um planejamento articulado aos saberes dos alunos para (re)posicionar os sujeitos, os conhecimentos, o que talvez crie condições para a produção de outros conhecimentos e práticas escolares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleDiscutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786697pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples