Discutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativas
dc.contributor.advisor | Souza, Nádia Geisa Silveira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Mancuso, Lívia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32080 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das relações entre os conhecimentos dos alunos e aqueles apresentados pelo professor, na tentativa de produzir um conhecimento que seja significativo para as pessoas envolvidas no ato de educar/aprender. Para tal discussão, opera com as noções de sujeito sócio-histórico e de escola como espaço sócio-cultural e de experiências cujas relações podem (re)significar as práticas, os conhecimentos, os comportamentos, enfim, os próprios sujeitos que ali convivem (DAYRELL, 1996; HERNÁNDEZ, 1998; LARROSA, 2002). Nesse sentido, destaca a historicidade do sujeito na produção e aquisição de conhecimentos nas atividades analisadas do Projeto intitulado “Saborear para aprender: múltiplos olhares sobre a questão alimentar”, desenvolvido em uma turma de quarta série no decorrer do Estágio Docente do curso de Pedagogia da UFRGS. A análise do contexto singular da relação com uma turma de alunos, em uma determinada escola, em um momento de planejamento e execução de Projeto, caracteriza-a como um estudo de caso de inspiração etnográfica, o qual é interpretativo, crítico e reflexivo (SARMENTO, 2003). Estes movimentos possibilitam perceber a importância de um planejamento articulado aos saberes dos alunos para (re)posicionar os sujeitos, os conhecimentos, o que talvez crie condições para a produção de outros conhecimentos e práticas escolares. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | Discutindo articulações possíveis entre os conhecimentos dos alunos e da professora para promover aprendizagens significativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786697 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)