Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Gandin, Luis Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tiago Cortinaz da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32057 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca examinar possíveis efeitos duradouros e/ou residuais das reformas educacionais implementadas nos 16 anos da Administração Popular em Porto Alegre, analisa especificamente a atuação docente desde a implementação da Escola Cidadã, traçando um paralelo até o atual momento, passados mais de sete anos da mudança na administração da cidade. Objetiva-se, centralmente, perceber, localizar e documentar os espaços e os momentos em que o professor exerce um papel de autoria intelectual propositiva nas escolas. A metodologia consistiu de entrevistas semiestruturadas com as equipes diretivas e entrevistas e observações de aulas com, no mínimo, quatro professores (dois que já trabalhavam no período de atuação da Administração Popular e dois que não tenham atuado naquele período) em cada escola, além de análise documental. Os referenciais teóricos utilizados foram, principalmente, os estudos desenvolvidos por Giroux no campo da pedagogia crítica e Sarmento, no campo da pesquisa qualitativa em sociologia da educação; além do trabalho de Fischer. A pesquisa aponta para um esvaziamento da proposta da Escola Cidadã, demonstrando que quando os professores são partícipes ativos nos processos de tomadas de decisão, envolvem-se e comprometem-se mais com o trabalho pedagógico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino público municipal | pt_BR |
dc.title | Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786708 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1414)