Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorMéliga, Laura Luvisonpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32051pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta um estudo realizado em uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, problematizando os processos envolvidos na seleção e organização de conteúdos escolares na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A investigação teve como objetivos centrais compreender a relação de professores e alunos com o texto do currículo e com os conteúdos escolares, estabelecer possíveis relações entre as práticas identificadas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e mapear possibilidades para avançar na transformação dos espaços escolares a partir da perspectiva de sua reinvenção. Os procedimentos envolveram observações em salas de aula e entrevistas com professoras e alunos. A partir das teorizações de F. Hernández, P. Perrenoud e A. Zabala, o estudo aponta a necessidade de repensar o currículo na dimensão das práticas que constituem a cultura escolar, tendo em vista a percepção de que a construção do currículo e organização dos conteúdos tende a responder prioritariamente ao pragmatismo do cotidiano escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleVamos ensinar o quê? [:] a seleção e organização dos conteúdos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: conexões, tensionamentos e transformaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples