Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades
Fecha
2011Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou um trabalho de reflexão e ressignificação sobre o bairro e a cidade com o seu grupo de alunos. Assim, tem-se como objetivo discutir as relações de pertencimentos e estranhamentos de uma comunidade escolar com seu respectivo bairro e cidade a partir de problematizações acerca do ensino da história local. Para este estudo, foi tomado o Bairro Roselândia, na condição de território da cidade de Novo Hamburgo-RS, como fonte de um Estudo de Caso que visa analisar e compreender como uma determinada comunidade escolar estabelece relações com o seu bairro e sua cidade. Como ferramentas de análise, foram utilizadas observações e percepções da autora enquanto professora nesta comunidade escolar; questionários individuais com os alunos; produções textuais e gráficos coletivos dos alunos sobre o lugar em que moram, bem como recortes da história local a partir de relatos orais e documentos não-oficiais. A história local, nas circunstâncias desta realidade, deveria constantemente voltar-se aos pertencimentos e estranhamentos do seu grupo de alunos – uma vez que a escola teria o papel de formar alunos conhecedores, “pertencidos” e implicados com o seu lugar – e ao apreender estes recortes, construir e atribuir-lhes sentidos outros, inversos daqueles outrora “inventados”. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License