Mostrar el registro sencillo del ítem
Interdisciplinaridade : um estudo sobre as (im)possibilidades de efetivação
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Keller, Datiele Parnoff | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32044 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investigou as representações de interdisciplinaridade visibilizadas/mobilizadas nas narrativas de estudantes estagiárias de dois cursos de Pedagogia em Porto Alegre. Objetivou-se verificar se a proposta interdisciplinar está presente nas (e como constitui as) práticas pedagógicas das professoras/estagiárias e problematizar a possibilidade dela se efetivar no fazer pedagógico cotidiano. Para produção do material empírico, realizei entrevistas semi-estruturadas, com sete estudantes de dois cursos de Pedagogia. Amparo-me, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Alfredo Veiga-Neto, e nos estudos sobre integração curricular de Fernando Hernandéz e Jurjo Santomé. A análise se dá a partir do campo dos Estudos Culturais, tomando como conceitos centrais: representação, currículo e narrativa. As análises indicaram que a maioria das entrevistadas acredita que a interdisciplinaridade é a melhor maneira de se organizar e planejar os conteúdos escolares. Pode-se inferir, ainda, que os conhecimentos valorizados nos cursos de Pedagogia legitimam alguns fazeres pedagógicos como mais válidos que outros. Visibilizar nas narrativas destas estudantes suas representações de interdisciplinaridade, possibilitou-me considerar que as discussões acerca deste assunto não estão esgotadas, mas sim presentes e constituindo as práticas pedagógicas das mesmas na contemporaneidade, podendo se constituir, pela pouca compreensão do conceito, num dificultador do trabalho pedagógico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade : um estudo sobre as (im)possibilidades de efetivação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786664 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Pedagogía (1396)