Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorPertile, Angela Marinpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32039pt_BR
dc.description.abstractO foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleEJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786278pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples