Mostrar el registro sencillo del ítem
EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores?
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Pertile, Angela Marin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32039 | pt_BR |
dc.description.abstract | O foco desta pesquisa foi investigar se as peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo contempladas na formação dos professores que atuam nela, como também analisar as propostas pedagógicas e os recursos didáticopedagógicos utilizados, problematizando os olhares dispensados à EJA no espaço investigado. A investigação foi realizada em uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas entrevistas semi-estruturadas com professores, grupo de discussão com alunos e observações em salas de aula. As análises ancoram-se no campo dos Estudos Culturais, operando com conceitos como: narrativa, cultura e representação. Na análise do material empírico, foi possível considerar que os olhares dispensados à EJA ainda não a configuram como uma modalidade diferenciada de ensino, assim como a formação dos professores da instituição não contempla estudos direcionados a esta modalidade e suas propostas pedagógicas pouco se diferenciam das utilizadas com turmas de outras modalidades de ensino. Foi possível verificar, que os objetivos dos estudantes ao frequentarem a EJA estão ligados às exigências do mercado de trabalho. Vale colocar, ainda, que o trabalho dos professores, em sala de aula, se limita às exigências curriculares da escola. Essa prática pedagógica não contempla outros pressupostos considerados importantes para a formação integral do educando jovem e adulto, propostos pela modalidade de ensino em que estão inseridos, de acordo com documentos oficiais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | EJA : como as peculiaridades desta modalidade de ensino são contempladas na proposta pedagógica e na formação dos professores? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786278 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)