Dodecaedro : repressão e resistência
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa a novela “Dodecaedro”, de Caio Fernando Abreu, quanto a uma possível leitura alegórica do período histórico que compreende o Brasil durante a ditadura militar. Para tanto, o Brasil pós-64 é brevemente exposto, tendo como enfoque a repressão, motivo pelo qual a linguagem – tanto dos meios de comunicação quanto da literatura – obrigou-se à renovação, valendo-se de artifícios que pudessem dizer aquilo que não podia ser dito, burlando a censura e a tortura, como é o caso ...
O presente trabalho analisa a novela “Dodecaedro”, de Caio Fernando Abreu, quanto a uma possível leitura alegórica do período histórico que compreende o Brasil durante a ditadura militar. Para tanto, o Brasil pós-64 é brevemente exposto, tendo como enfoque a repressão, motivo pelo qual a linguagem – tanto dos meios de comunicação quanto da literatura – obrigou-se à renovação, valendo-se de artifícios que pudessem dizer aquilo que não podia ser dito, burlando a censura e a tortura, como é o caso da alegoria, a qual, devido ao seu caráter polissêmico, permite tal leitura. Referente à análise do texto, observa-se, através da fala de Caio F., as alegorias que indicam repressão e resistência, tendo como alicerce a construção de Mikhail Bakhtin de enunciação. Chevalier. ...
Abstract
This work analyses the novel "Dodecaedro", written by Caio Fernando Abreu, with a possible allegorical reading of the Brazil’s dictatorial years. The post-1964 situation of Brazil is briefly exposed, focusing repression, which is the reason that language - used by both communication media and literature - was forced to be renewed, using some artifices that could say what was prohibited at that time, circumventing censorship and torture, as the case of allegory, which, by its polysemic nature, a ...
This work analyses the novel "Dodecaedro", written by Caio Fernando Abreu, with a possible allegorical reading of the Brazil’s dictatorial years. The post-1964 situation of Brazil is briefly exposed, focusing repression, which is the reason that language - used by both communication media and literature - was forced to be renewed, using some artifices that could say what was prohibited at that time, circumventing censorship and torture, as the case of allegory, which, by its polysemic nature, allows this kind of reading. Regarding the text analysis, it can be observed in Caio Fernando Abreu's constructions the allegories that indicate repression and resistance, having Mikhail Bakhtin enunciation concept as a base. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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